top of page

Odu Ofá

São Paulo - SP
Convidado

Odu Ofa é artista convidade para participar de intercâmbios culturais, sendo reconhecide como figura de destaque na cena de vídeo arte performance. A trajetória de elu, marcada por produções inovadoras e colaborações internacionais, contribui para enriquecer o diálogo entre diferentes expressões artísticas, reforçando a relevância de seu trabalho na promoção de trocas criativas e na expansão de fronteiras entre dança, imagem e tecnologia.

parede
ARTE #D5.png
BArbinha.png
Biografia

Odu Ofa é artista contemporâne, cênico, performático, atuante como coreógrafe de espetáculos multidisciplinares em que a dança contemporânea é protagonista de suas realizações. Sua formação em ballet clássico foi concretizada pelo Conservatório Municipal “Maestro Henrique Castellari”, quando dirigido por Viviane Guerreiro e Irene Vasconcelos, em 1999. Em paralelo a este período, conta com estudos no “Pacific Dance Arts”, em Vancouver, e acompanhamento profissional de Brian Nolan, em Melbourne, na Austrália. Foi intérprete e colaborador de Arilton Assunção, diretor da " Faces Ocultas Cia de Danca ", com quem participou de inúmeros festivais e mostras por todo país, sendo condecorado com a medalha de ouro no Seminário Internacional de Brasília e convidade por Wladimir Kloss para participação no "Gala Internacional de Dança Birgit Keil", na Alemanha. Foi ainda convidade por Yelena Pankova para participar da remontagem de “ La Vivendere”.


Desde 2009, integra o elenco do "Balé da Cidade de São Paulo”, sendo dirigido por Monica Mion, Lara Pinheiro, Iracity Cardoso, Ismael Ivo, Cassi Abranches e Alejandro Ahmed. trabalhou com renomados coreógrafos como Alexander Ekman, Andonis Foniadakis, Henrique Rodovalho, Jorge Garcia, Cayetano Soto, Morena Nascimento, Ihsan Rustem e Luis Garay .


Como coreógrafo, Odu é autore do espetáculo “Quinze Minutos”, indicado ao prêmio APCA/2016 - na categoria “Coreógrafo Revelação” - “Nada de Novo Sob o Sol”, “Madames” e o espetáculo “Mudo”, para o Teatro Municipal do Rio de Janeiro, ambos em 2022. Desenvolve coreografias para a Cia "Balé da Cidade de São Paulo”, atuando em projetos especiais da instituição, como "Novos Coreógrafos”, sob direção de Lara Pinheiro, o programa “Danceografismos", sob direção de Iracity Cardoso e "Asas" Para Voar”, com direção de Ismael Ivo. 


No campo audiovisual, Odu foi contemplado pela Funarte, pelo trabalho de videoarte “Entre”, também contemplado pelo festival "Dancine". Dirigiu os trabalhos de video-dança: “Pleno Vazio” e "O céu ainda é azul?” para o "Balé da Cidade de São Paulo” e coreografou o clipe “Will I See You “ da cantora Anitta.


É criadore do Movimento “Mova" - projeto audiovisual que pesquisa singularidades em corpos coletivos - e dirigiu o curta-metragem “A.Deus”. Criadore e intérprete da performance videoarte ‘MEDO’ juntamente com Vinicius Redondo psicanalista onde foi contemplado pelo Edital Interno do Theatro Municipal de São Paulo.


Odu Ofa tem sua pesquisa baseada numa dança Agênere em todas as suas formas de expressão, transformando e questionando normas da imagem e da forma em movimentos em cena, potencializando a sensibilidade dos corpos dos intérpretes e comunicando ao público seus devaneios permeados de plasticidade .

Sareia

Created by João Pacca and Odu Ofá


Coreography and Performance :: Odu Ofá

Image Direction:: João Pacca

Soundtrack: Memoir [Ultramarine] - May Roosevelt

2023

Lençois Maranhenses

Brasil

Entre

Co-Criação de Bruno Gregório e João Pacca


VideoArte contemplado pelo Prêmio Funarte Respirarte.

Poema Opiário - recitado por Mário Viegas

Poesia de Álvaro de Campos 

Poeta Fernando Pessoa

Processo Criativo

Manifesto

Redes sociais 
Odu Ofá

escala

MAPA - mostra de imagem em movimento

bottom of page