top of page

CARTA #1 - É hora de inscrição dos Artistas de Maranhão e Pará.

  • Foto do escritor: Leonardo ViSo
    Leonardo ViSo
  • 27 de jul.
  • 2 min de leitura
imagem da ficha de inscrição
imagem da ficha de inscrição

Com oficinas e curadoria especializada, mostra seleciona artistas do MA e PA para transformar paisagens urbanas com projeções inspiradas na Estrada de Ferro Carajás


Chegou a hora de você entrar no MAPA - Mostra de Imagem em Movimento! O edital de chamamento de artistas já está aberto e aqui, no CARTA - o blog do MAPA, publicaremos textos destrinchando os pontos mais importantes para ninguém ficar com dúvida. Para começar, vamos falar sobre o suporte curatorial e técnico que as/os artistas receberão da equipe do MAPA. Importante: o edital é para artistas residentes nos estados do Maranhão e Pará, em especial aqueles que vivem nas 27 cidades diretamente impactadas pela Estrada de Ferro Carajás (EFC).


Após a seleção dos 10 participantes do MAPA, cinco do Maranhão e cinco do Pará, começam os encontros com a equipe da mostra. A partir de setembro, começa uma série de workshops mensais com o curador do projeto, João Pacca, além de membros da equipe técnica. Nesses encontros presenciais, os artistas terão uma sessão de acompanhamento curatorial onde vão desenvolver conceitos de videoarte e de vídeo mapping. “Também vamos abordar contextos históricos da arte, nesse lugar do ready made, da videoarte em si e da arte conceitual, tudo pós década de 1960”, explica o curador.  O intuito dessas reuniões é de construir horizontalmente junto com os artistas e inspirá-los, através da exibição de obras de outros artistas, a criarem os trabalhos que serão projetados em edifícios históricos de São Luís e Belém.


Outro ponto que será abordado nos encontros é o tema da mostra: a memória da Estrada de Ferro Carajás, que completa 40 anos em 2025. Por fim, também serão apresentadas questões técnicas para o desenvolvimento das obras. “É um processo transformar esses encontros em vértices de várias linhas de pensamento. Tanto no pensamento histórico da Estrada de Ferro Carajás, quanto um pensamento da história da arte, quanto às questões da tecnologia que a gente tem oportunidade de utilizar que é o vídeo mapping. Isso tudo levando em consideração como é o local que as imagens vão ser projetadas e o público que vai assistir a esse espetáculo”, resume João Pacca. 


As inscrições para a seleção do MAPA já estão abertas e vão até 24 de agosto. Os artistas selecionados receberão uma bolsa de 18 mil reais para desenvolver seus respectivos projetos. Se você tem interesse visite nosso site, leia o regulamento e faça sua inscrição! Entre nessa rota e venha fazer parte desse MAPA!


Comentários


bottom of page